Rolim de Moura - RO, 24 de Outubro de 2025

Rolim de Moura – Princípio de rebelião no Presídio Regional

A causa do motim foi motivada por apenados do Presídio Urso Branco de Porto Velho que queriam a transferência de volta para a capital.

Fonte: Alerta Rolim - Em POLÍCIA - 25/01/2015 21:40:52

Rolim de Moura – Princípio de rebelião no Presídio Regional

 

No início da noite de sábado (24), por volta das 19h00, apenados do Presídio Regional da comarca de Rolim de Moura causaram um princípio de rebelião em duas celas da unidade prisional. 

 

O tumulto na verdade iniciou na tarde da última segunda-feira, 19 de janeiro, quando Agentes Penitenciários descobriram algumas grades cerradas em uma das celas. Ou seja, os apenados se revoltaram porque os agentes frustraram seus planos de fuga.

 

Já na quarta-feira, 21 de janeiro, a Direção do presídio conseguiu autorização do juizado desta comarca para a transferência de 05 apenados para a capital.

 

No início da noite de sábado, 24 de janeiro, cerca de 08 apenados, divididos em 02 celas, iniciaram um novo motim, colocando fogo em colchões e cerrando algumas grades. Foi feito um plano de chamada entre os Agentes Penitenciários, que ocuparam o complexo do presídio, juntamente com apoio da Polícia Militar, sob o comando do tenente Matos, comandante em exercício da Companhia de Rolim de Moura com apoio das Rádio Patrulhas, uma equipe do Serviço Reservado, equipe da Força Tática e o GOE (Grupo de Operações Especiais) da cidade de Cacoal.

 

Foi solicitado e o Presidente da OAB de Rolim de Moura, Dr. Ronny Ton Zanotelli compareceu na unidade prisional juntamente com o auxilio do também Advogado, Dr. Arthur Lima. O Presidente da OAB interviu nas negociações e garantias constitucionais. Foi conseguido entre a Administração do presídio e o juizado desta comarca, autorização para a transferência de 08 apenados para Porto Velho.

 

Por volta das 00h00 deu-se por encerrada as negociações e logo após, os apenados foram encaminhados ao Hospital para realizarem exames de Corpo de Delito e ainda durante a madrugada foram conduzidos para a capital.

 

O restante dos apenados que estão cumprindo pena na referida unidade prisional não compactuaram da mesma ideia de promover algum tipo de motim. 

 

Segundo informações da Direção do presídio, cerca de 10 apenados estavam envolvidos no tumulto. Todos foram transferidos do Presídio Urso Branco de Porto Velho, após tentarem uma fuga daquela localidade. Após este fato, os presos foram transferidos para o Presídio da comarca de Rolim de Moura por um prazo de 90 dias, o qual encerraria no dia 04 de março.

 

A qualquer instante mais imagens serão anexadas.

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: POLÍCIA