Rolim de Moura - RO, 23 de Outubro de 2025

Urso de circo ataca adestrador durante apresentação na Rússia; assista

Fonte: YAHOO NOTÍCIAS - Em ACIDENTES - 25/10/2019 12:07:00

Urso de circo ataca adestrador durante apresentação na Rússia; assista

Um urso atacou o próprio adestrador durante uma apresentação na última quarta-feira (23) em um circo na república da Carélia, região da Rússia próxima da Finlândia. O animal foi tirado de cima do homem com chutes e eletrochoques. A administração do circo afirma que ambos passam bem.

O animal, que é a atração principal do circo viajante Anshlag, ficava amordaçado durante a apresentação e era obrigado a empurrar um carrinho de mão pelo picadeiro enquanto se equilibrava em duas patas. Não havia qualquer grade de proteção entre o urso e a plateia, que assistiu ao ataque horrorizada.

"Fiquei chocada. Não havia cerca protegendo os espectadores. Minhas pernas ainda estão tremendo", afirmou ao jornal “Mirror” Galina Gurieva, de 27 anos, que levou o filho ao circo e filmou o ataque.

 

A gerente do circo, Lyudmila Misnik, culpou a plateia pelo ataque, dizendo que os flashes dos celulares provocaram o animal. Ela garante que o restante das atrações “não oferecem nenhum perigo aos espectadores”. O circo tem outras apresentações de animais como cachorros, guaxinins, cobras, macacos, papagaios, além de trapezistas, mágicos, ilusionistas, um “homem de ferro” e palhaços.

De acordo com o jornal The New York Times, na Rússia é comum que ursos sejam capturados e usados como entretenimento – não só em circos, mas também em comércios nas ruas, como uma forma de propaganda. Ativistas dos direitos dos animais tentam criar leis contra esse tipo de maus-tratos.

O adestrador, Ruslan Solodyuk, conta que o urso na verdade é uma fêmea de 16 anos chamada Yashka. Essa era a sua última turnê como atração do circo, e no dia da apresentação ela não estava se sentindo bem. Ele afirma que ela nunca tinha apresentado esse comportamento violento, e acredita que o ataque foi uma consequência de cansaço e dores nas articulações, que ficam piores durante o outono.

Assista ao vídeo do ataque:

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: ACIDENTES