Rolim de Moura - RO, 28 de Março de 2024

Rondônia - Estado e municípios discutem ações conjuntas para superar desafios e alavancar a economia rondoniense

Fonte: Governo do Estado de Rondônia - Em POLÍTICA - 01/02/2019 21:45:08

Rondônia - Estado e municípios discutem ações conjuntas para superar desafios e alavancar a economia rondoniense

 

O compartilhamento de boas práticas para fortalecer a economia, melhorias das estradas vicinais e pavimentação asfáltica foram os principais temas discutidos na manhã desta sexta-feira (1) em reunião realizada entre o vice-governador José Jodan, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Claudio Santos, e cerca de 20 prefeitos da região Central, Zona da Mata e Cone Sul.

 

‘‘O vice-governador José Jodan é muito sensível às questões municipalistas. Essa nossa agenda de hoje foi muito positiva porque os municípios carecem desse entendimento com o Estado. Uma vez que os grandes problemas estão nas pontas, lá nos municípios e podemos caminhar juntos solucionando eles’’, considera o presidente da Arom.

 

‘‘O primeiro alinhamento nosso com todos os prefeitos é quanto as estradas vicinais para fazer um tapa-buracos com cascalho argiloso, um trabalho aliado com o coronel Meireles do DER [Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos]. Já a pavimentação asfáltica será feita a partir de maio. Não iremos cometer o erro de fazer agora e desperdiçar o dinheiro público’’, avalia o vice-governador.

 

Ele também destacou que é necessário desburocratizar procedimentos para destravar o Estado como, por exemplo, alinhar na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) a flexibilização do uso de cascalheiras para garantir a otimização dos serviços de encascalhamento das estradas. Assim também como encontrar alternativas para que os procedimentos para uso de madeiras para consertar pontes não deixem a população desassistida por dias.

 

‘‘Nós precisamos com a consciência e responsabilidade de cada um, agir para não causarmos transtorno à população e nem desastre ambiental’’, considera o vice-governador.

 

José Jodan e os prefeitos também compartilharam ações que podem ajudar a alavancar o setor produtivo considerada principal fonte de geração de renda do Estado. ‘‘Quero parabenizar o Cheregatto [prefeito de Novo Horizonte do Oeste] pela iniciativa que ele está bonificando o produtor de leite que apresenta notas fiscais a partir de um determinado valor com desconto no IPTU’’, conta ele que pede aos prefeitos e a população em geral para que peçam o cupom de nota fiscal.

 

A medida ajuda na arrecadação do Estado e, consequentemente, dá condições para investimentos em demandas necessárias à população. José Jodan reforçou que dar condições para o setor produtivo avançar é uma necessidade para que o Estado de Rondônia não entre em situação de calamidade financeira como o que acontece em outros estados. ‘‘Nós não vamos permitir isso. Eu e o [governador] coronel Marcos Rocha já estamos tomando medidas, cortando as despejas, tirando os desperdícios e vamos alinhar com todos os prefeitos e as nossas secretarias para desengessar esse Estado’’, garante Jodan.

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: POLÍTICA