Governo de RO intensifica ações de segurança no trânsito no retorno do...
Publicado em 02/02/2026 14:25 hrs
Fonte: - Em POLÍCIA - 21/12/2013 21:40:09
Um grupo de 21 homens e duas reeducandas, que cumprem penas de restrição de liberdade em quatro unidades prisionais do município de Porto Velho, participou do segundo casamento coletivo do ano quinta-feira (19), na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves, “Urso Branco”.
Participaram também da cerimônia cerca de 200 familiares e convidados dos noivos. De acordo como o assessor de Reinserção Social da Secretaria de Justiça, Alessandro Martins, a iniciativa, incentivada pelo governo de Rondônia por meio da Sejus, representa para eles a realização de um sonho.
O casamento termina unindo oficialmente pessoas privadas de liberdade com outras e o resultado da medida é ver a satisfação de cada um realizar o sonho de constituir uma família, mesmo cumprindo pena de restrição de liberdade. Por isso, o instituto do casamento tem sido incentivado nos últimos anos no sistema prisional como uma das principais medidas de reinserção social previstas no calendário institucional.
O assessor de reinserção social, Alessandro Martins, explicou que esta foi a oportunidade de casar reeducandos de várias unidades penitenciárias: do Urso Branco, do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, da Colônia Agrícola Penal, da Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro e da Penitenciária Estadual Feminina.

O Casamento
Na cerimônia que emocionou aos presentes, os 23 casais receberam a bênção do matrimônio, em uma cerimônia religiosa com efeito civil. As noivas capricharam nos vestidos e algumas trouxeram os filhos para serem os pajens, o que tornou a celebração muito mais bonita. No primeiro momento, o juiz de paz César Castro conduziu os casais ao altar e fez os votos de compromisso com o tradicional ‘sim’, recomendando aos noivos que “se valorizem no amor, pois só o amor traz a liberdade”, afirmou.
O pastor Tarcísio Pinheiro falou da importância dos laços familiares e da necessidade de se cultivar o amor em família, e foi testemunha de outro ponto marcante do casamento, quando a reeducanda Maira Lucineide cantou a música ‘Meu grande Amor’ e dedicou aos noivos emocionando a todos.

A noiva Vera Lúcia Diniz era só alegria e comentou que já convive com seu noivo há 15 anos e eles já têm filhos. Para ela, oficializar o relacionamento foi uma vitória. “Esta oportunidade é para mim um presente de Natal e esperança para dias melhores no ano novo que está chegando”.
O noivo Luiz Gonzaga, que não faz parte do sistema prisional, oficializou sua união de sete anos com a reeducanda Diocléia Santos. Emocionado, afirmou que aquele era um momento muito importante para ambos. “Temos uma filha e aguardo minha esposa cumprir a pena para poder levar uma vida tranquila, e unida de verdade pelo casamento”, disse.
A coordenadora do evento, Núbia Camacho, que atua na Assessoria de Reinserção Social< destacou o apoio do governador Confúcio Moura e da secretária de Justiça, Elizete Lima, para que trabalhos como esse contribuam cada vez mais para reintegrar pessoas ao convívio da sociedade: “Nós ficamos muito felizes de poder coordenar ações que resgatam vidas, e podermos fazer esse casamento coletivo hoje é motivo de muita satisfação, principalmente por termos um governador que nos dá os subsídios necessários para realizarmos eventos como esse”.
Lembrou as parcerias para a realização do casamento coletivo e fez um agradecimento ao Conselho da Comunidade, Ministério Público do Estado e à Vara de Execuções Penais, “parcerias indispensáveis para a realização de ações como essa, voltadas para a ressocialização e resgate da cidadania dos reeducandos”, ressaltou Núbia.
O apoio de outros parceiros também é considerado importante, como as certidões de casamento doadas pelo Cartório Carvajal, a ornamentação cedida pela empresa Rosa de Sharon, os vestidos e ternos pela FestNoivas, entre outras parcerias que contribuíram para que a cerimônia fosse um sucesso.
Texto e fotos: Celene Gomes
Fonte: Assessoria Sejus
Publicado em 02/02/2026 14:25 hrs
Publicado em 02/02/2026 11:12 hrs
Publicado em 02/02/2026 08:49 hrs
Publicado em 02/02/2026 08:41 hrs