Rolim de Moura - RO, 22 de Agosto de 2025

Rolim de Moura – Placas estão de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito

Fonte: Assessoria - Em POLÍCIA - 04/09/2013 21:39:56

Rolim de Moura – Placas estão de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito

Diferente do que alguns veículos de comunicação chegaram a publicar, a implantação da sinalização vertical, que está sendo feita pela Prefeitura de Rolim de Moura, segue com rigor as normas técnicas contidas no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, editado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e publicado em 2007.

 

 

O documento, criado pela Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, de Sinalização e de Via (2004/2005) do próprio Contran, “visa à uniformização e padronização da Sinalização Vertical de Regulamentação, configurando-se como ferramenta de trabalho importante para os técnicos que trabalham nos órgãos ou entidades de trânsito em todas as esferas”.

 

 

De acordo com uma das normas contidas neste manual, as placas de sinalização, semelhantes às que estão sendo afixadas pela Prefeitura, devem estar no mínimo a 30 cm de distância da pista, conforme segue descrito na íntegra o conteúdo desta regra.

 

 

“O afastamento lateral das placas, medido entre a borda lateral da mesma e da pista, deve ser, no mínimo, de 0,30 metros para trechos retos da via, e 0,40 metros nos trechos em curva”. A regra não se aplica apenas à Rolim de Moura, mas, como o manual é claro em sua introdução, é aplicado em todo o território nacional.

 

 

Exemplos disso são ruas do Centro de grandes capitais, como São Paulo e Curitiba, onde as placas são afixadas na distância estipulada pelo manual. Cidades menores como Cuiabá também seguem este mesmo preceito. Em Rolim de Moura estão sendo colocadas 1.050 placas, todas seguindo este mesmo padrão.

 

 

De acordo com o diretor da Controladoria de Trânsito de Rolim de Moura (Comtran), Odival Martins, todo o planejamento de aplicação das novas placas, assim como as mudanças de mão de direção e preferência de uma via sobre a outra foi feito ainda na gestão passada. Por ser fruto de um convênio com o DETRAN-RO, foi feito por técnicos do Estado.

 

 

“Estamos apenas executando o convênio. É claro que, num primeiro momento, as mudanças causam estranheza, algumas dificuldades, mas em breve o trânsito fluirá melhor. Só pedimos aos motoristas, agora que existem as placas, existe a regulamentação, que dirijam com mais cuidado, com mais atenção e evitem os acidentes”, explicou.

 
  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: POLÍCIA