O projeto “Escolha Pois a Vida! Menos Acidentes de Trânsito”, nascido de uma parceria entre as igrejas Nossa Senhora Aparecida, Assembleia de Deus Peniel e 1ª Igreja Batista, está sendo colocado em prática em Rolim de Moura. No início desta semana, representantes de entidades como a coordenadoria municipal de trânsito-Comtran, Ciretran Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil também participaram de uma reunião que aconteceu nas dependências da Igreja Católica, para tomar conhecimento e colaborar na execução do projeto.
A cidade de Rolim de Moura hoje está entre as três cidades de Rondônia que mais tem acidentes de trânsito, e para tentar amenizar essa situação de uma maneira diferente, em dezembro representantes de igrejas se reuniram para definir o nome do projeto e o objetivo dele. “A reunião foi basicamente para o lançamento da campanha, esta também é uma forma de mostrar que a religião trabalha neste lado social de conscientização”, destaca Frei Cleidimar Vilela, um dos idealizadores da campanha.
Mharlos Waltrick, chefe da Ciretran na cidade, considera a proposta é interessante. “Com certeza vai ser uma campanha aceita por todos. Essa união foi importante, pois quem sabe dessa forma as pessoas se conscientizem melhor, colocamos a sinalização na cidade e não adiantou, projetos de educação de trânsito também, e a maneira que será realizada este evento pode sem dúvida nenhuma mexer com o lado espiritual de cada um, relata Mharlos.
Os trabalhos de divulgação serão realizados durante o mês de fevereiro. Panfletos, adesivos, banners nas empresas e órgãos públicos parceiros, além do apoio da imprensa de maneira geral.
O encerramento da campanha está previsto para o mês de março, com um culto ecumênico com as igrejas envolvidas no projeto, onde será feito a benção dos motociclistas no cruzamento das Avenidas 25 de Agosto e Norte Sul. Durante a campanha, os líderes religiosos irão colocar o assunto durante os cultos para buscando melhorar o nível de educação no trânsito local.
Radar Móvel
Também com o objetivo de buscar conscientizar os condutores, o Comtran anunciou que dará início ao uso do radar móvel para durante a realização das blitz, o motorista saber a velocidade que estava praticando e será informado da velocidade permitida. “Temos buscado melhorar o trânsito da nossa cidade, com a sinalização nos pontos mais críticos, contratamos mais dois agentes de trânsito, aumentando a fiscalização e agora vamos implementar o radar móvel que mesmo a distância poderemos saber a velocidade dos nossos motoristas. Inicialmente esse será trabalho educativo, mas a seguir caso o motorista rolimourense continue a transitar acima da velocidade permitida, teremos que autuar “citou Odval de Morais, responsável pelo Comtran