Operação da Polícia Civil mira facção que sequestrava, torturava e...
Publicado em 24/10/2025 09:41 hrs
Fonte: - Em POLÍCIA - 06/08/2014 21:40:33
Cidadão rolimourense que atear fogo no perímetro urbano do município está sujeito a ser penalizado com uma multa que pode ultrapassar os R$ 3 mil reais e ainda responder a um processo civil. Portanto não realizar a limpeza de terrenos com o uso de fogo evita que o munícipe não tenha aborrecimentos financeiros e civis. Além de ser prudente, pois essa pratica é perigosa, principalmente neste período de estiagem que favorece um incêndio de grandes proporções, colocando em risco as residências próximas.
No município de Rolim de Moura, o lixo produzido pela população é jogado em uma área conhecida como “Lixão”, que fica localizado na linha 188 lado norte, bem próximo ao perímetro urbano da cidade. Mesmo se o lixo fosse tratado da forma correta o município teria problemas, devido à próxima e emprego de pratica errada ao longo dos anos. Agora como se isto não bastasse, os responsáveis pelo lixão estão agindo com uma irresponsabilidade gigantesca, pois estão ateando ou permitindo que ateiem fogo neste lixão, e o município está sendo encoberto diariamente por uma terrível fumaça toxica que prejudica e ataca a saúde da população.
A fumaça é proveniente da queima de diversos materiais, tais como pneus, papeis, plásticos e, muitas vezes, materiais com risco biológico. Esse tipo de lixo contém diversos materiais poluentes e prejudiciais à saúde. Até onde se sabe, já foram identificados mais de 70 produtos químicos presentes nessas fumaças que ou são tóxicos ou podem provocar câncer. Dentre eles, aldeídos, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e monóxido de carbono, que prejudica a camada de ozônio.
Há cerca de 30 dias o site Tribuna TOP e o vereador Vanderilo Nogueira denunciaram o descaso da administração municipal com relação a essas queimadas. Mas infelizmente até o momento providencias não foram tomadas e a população continua respirando essa fumaça prejudicial à saúde do ser humano.
O portal Inforondonia esteve no local na tarde da última sexta-feira(01) e presenciou que um dos maiores crimes ambientais do município continua sendo praticado. No vídeo e nas fotos produzidas pelo portal é possível ver a grande quantidade de fumaça sendo produzida e com a força dos ventos sendo direcionada a toda zona urbana e rural do município.
Fim do prazo para construção de aterro sanitário:
O prazo para destinação correta do lixo terminou no ultimo dia 02. Em 2010 a politica nacional de resíduos sólidos foi aprovada para colocar fim nos lixões a céu aberto. O prazo para estabelecer a lei e erradicar os lixões de todo território nacional foi de quatro anos. Prefeito que não cumprir a lei pode ser inclusive preso.
A lei determina a destinação inteligente e segura dos resíduos, como aterros sanitários, reciclagem e produção de energia.
Uma solução pratica para a nossa região seria unir diversos municípios para a construção de um aterro sanitário que pudesse ser utilizado por todos. Mas infelizmente nada até o momento aconteceu, e a população continua sofrendo as consequências.
Veja o Video Abaixo.
Fonte: Inforondônia.com.br

Publicado em 24/10/2025 09:41 hrs
Publicado em 24/10/2025 09:33 hrs
Publicado em 23/10/2025 19:53 hrs
Publicado em 23/10/2025 12:17 hrs