Rolim de Moura - RO, 03 de Fevereiro de 2026

Rolim De Moura – Bombeiros capturam jacaré no bairro Olímpico

Fonte: alertarolim.com.br / www.planetvet.com.br ( Artigo Complemento) - Em POLÍCIA - 05/03/2014 21:40:18

Rolim De Moura –  Bombeiros capturam jacaré no bairro Olímpico

Na manhã desta terça-feira (04), a guarnição de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, composta pelos Soldados R.Alves e Decurcio, foi solicitada a comparecer na Rua Itaberaba, bairro Olímpico, onde populares informaram de que havia um jacaré nas imediações.

 

Após chegarem ao local, os bombeiros localizaram o animal, o qual estava em uma pequena poça d’água formada pela forte chuva que caiu sobre a cidade na noite anterior.

 

Utilizando equipamentos adequados, os bombeiros obtiveram êxito em capturar o pequeno animal, que posteriormente foi devolvido ao seu habitat natural.

 

Em contato com Ângelo Terra, Médico Veterinário e Professor da Universidade Federal de Rondônia, o mesmo identificou o animal e  informou que se trata de um filhote de jacaré-coroa, muito comum na região amazônica, e quando adulto, a coroa na cabeça se torna bem evidente, o animal fica mais escuro e as manchas pretas ficam mais visíveis.

 

Complemento (Jacaré-coroa)

 

Nome Popular: Jacaré-paguá, caimão-de-cara-lisa, jacaré-curuá, jacaré-pedra, caimã e curulana.

Alimentação: Os dentes curtos, curvados para trás dessa espécie, são particularmente especializados para pegar invertebrados como crustáceos. Os indivíduos jovens fazem sua alimentação a base de invertebrados (crustáceos, coleópteros), porém os adultos alimentam-se de peixes a uma variedade de caranguejos, moluscos e camarões, além de invertebrados terrestres.

Reprodução: A fêmea põe de 10 a 25 ovos durante a estação chuvosa que ficam incubando entre 80 e 90 dias. Os pais recolhem os filhotes logo após a eclosão dos ovos e levam para um local seguro. Alguns filhotes podem nem entrar na água no seu primeiro dia e até que isso aconteça, eles ficam revestidos com o muco protetor que vai secando devagar. Esta proteção que está presente em todos os crocodilianos, impede o crescimento.

Tamanho: Os machos atingem no máximo 1,6 m, e as fêmeas, 1,2 m. Por isso são considerados a menor de todas as espécies de crocodilianos. Essa espécie apresenta uma coroa de cristas protuberantes no final da cabeça, daí seu nome vulgar jacaré-coroa. A coloração geral é marrom-chocolate. A íris é castanho-escuro.

Habitat: Prefere água doce.  Habita rios com vegetação marginal, córregos e floretas alagadas ao redor de grandes lagos. Ocasionalmente ocorre em florestas de galerias. Pode ser encontrado em águas muito pobres em nutrientes. Tem sua distribuição ao longo dos rios Amazonas, Orinoco, Araguaia-Tocantins, São Francisco  e Paraná e de suas áreas inundadas, incluindo a área central do Pantanal.

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: POLÍCIA