Rolim de Moura - RO, 14 de Novembro de 2025

Rolim de Moura – Ação Heróica! Militares do Corpo de Bombeiros realizam parto de emergência dentro da Unidade de Resgate

Em meio às adversidades os militares do Corpo de Bombeiros conseguiram fazer o parto e mãe e filha passam bem.

Fonte: Alerta Rolim - Em POLÍCIA - 28/03/2015 21:40:59

Rolim de Moura – Ação Heróica! Militares do Corpo de Bombeiros realizam parto de emergência dentro da Unidade de Resgate

 

Na madrugada deste sábado (28) por volta das 02h27min a Central de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) recebeu uma ligação de um homem que reside na linha 188, Km 7.5, lado Norte, solicitando ajuda para a sua esposa que estava gravida de 09 meses e prestes a ganhar neném.

 

De imediato o COBOM destinou a guarnição composta pelo cabo Freitas e soldado De Almeida na Unidade de Resgate (UR 058) para o local, mas ao adentrarem na vicinal os militares tiveram muita dificuldade para chegar até a propriedade devido às péssimas condições de trafegabilidade.

 

Quando os bombeiros estavam próximos de chegar ao local da ocorrência, avistaram um homem em frente à porteira do sitio sinalizando a entrada do imóvel. Os militares adentraram a residência da gestante e a colocaram na UR 58, ao realizarem a avaliação inicial, perceberam que a bolsa que contem o líquido amniótico já havia estourado e que as contrações estavam sendo em breve espaço de tempo.

 

Os militares do Corpo de Bombeiros procuraram se deslocar o mais rápido possível até a unidade hospitalar para que a gestante pudesse gerar seu filho em um local mais seguro. Todavia, não foi possível, devido às péssimas condições da via. A viatura dos bombeiros acabou atolando quando os militares desviaram de uma enorme valeta que tomava conta de praticamente toda a estrada.

 

Neste momento o cabo Freitas fez contato com a Central de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) solicitando apoio de outra viatura pra tentar desatolar a Unidade de Resgate, enquanto a outra viatura se deslocava os bombeiros realizaram o parto ali mesmo, dentro da UR, cercados pela lama e a escuridão, e as 03h00min a pequena Akemele veio ao mundo, respirando pela primeira vez e logo em seguida foi entregue aos braços de seu pai que estava muito emocionado.

 

Após ser feito os procedimentos pós-parto os bombeiros estavam preocupados com a mãe da criança que se queixava de dores, haja vista que a placenta ainda não tinha saído totalmente, e caso ocorresse alguma complicação eles não tinham materiais adequados para intervir. Neste momento o Sargento Mendes acabava de chegar in loco com a viatura AC 05 (L200 - Auto Comando) no intuito de desatolar a UR.

 

Várias tentativas foram feitas, mas não estava surgindo efeito, momento este em que o Soldado De Almeida passou uma mensagem via rádio para a Central de Operações da Policia Militar (COPOM) solicitando aos coirmãos de farda que entrassem em contato com o Hospital Municipal para que estes providenciassem uma ambulância para realizar o transporte da mãe e da recém-nascida até a unidade hospitalar, de pronto os policiais militares se prontificaram em prestar o apoio aos militares do Corpo de Bombeiros.

 

Mas graças a nosso bom Deus, e depois de muita luta, os bombeiros conseguiram desatolar a viatura e seguiram em deslocamento até o Hospital de Pronto Socorro. Os bombeiros passaram uma nova mensagem via rádio aos policiais cancelando o apoio.

 

Durante o deslocamento até o hospital municipal, a placenta que estava dentro da gestante veio a sair, os bombeiros conteram a hemorragia e logo em seguida adentraram ao setor de emergência do Hospital Municipal de Rolim de Moura, onde mãe e filha ficaram sob os cuidados da equipe médica.

 

Segundo o cabo Freitas, os bombeiros estão acostumados a adentrarem nos locais de perigo quando todos estão tentando sair e que batalham muito para salvar uma vida e que nem sempre isso é possível, mas quando se deparam com ocorrências como estas e tudo ocorrem bem, não a dinheiro no mundo que pague o momento como este, de poder presenciar e auxiliar o nascimento de uma criança.

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: POLÍCIA