Atuação dos conselheiros tutelares é fortalecida pelo governo de RO na...
Publicado em 13/02/2026 13:33 hrs
Fonte: rondoniaovivo - Em GERAL - 13/02/2026 09:26:00
O que parecia ser um evento astronômico em Rondônia tomou um novo rumo após análise de um especialista. Na última quinta-feira (12), como noticiou Rondoniaovivo, a criadora de conteúdo digital Lara Mello relatou em suas redes sociais ter encontrado supostas ‘pedras espaciais’ que teriam caído no quintal de sua casa, em Vilhena.
De acordo com o relato, o momento da queda foi presenciado pelo filho de Lara, Pedro, que estava no quintal no instante do ocorrido. “Ele viu quando as pedras atravessaram o céu e atingiram o chão. Após a queda, as pedras ainda estavam quentes”, contou a influenciadora.
A reportagem procurou um especialista para analisar as imagens dos fragmentos. O biólogo Raul Pommer, pesquisador do Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia (CAR-UNIR), descartou a possibilidade de os objetos terem vindo do espaço após examinar as fotografias.
“Não se trata de meteoritos. E nem se parecem com um. Ou alguém passou e jogou essa rocha lá, ou é uma mentira”, declara Pommer. O pesquisador explica que meteoritos com queda observada possuem uma ‘crosta de fusão’, devido à formação do bólido (fogo) ao entrar em rápida velocidade na atmosfera terrestre.
“Em outras palavras, eles ficam com uma camada externa ‘chamuscada’. Além disso, em uma das fotos é possível observar bolhas. Meteoritos não possuem bolhas”, explica o pesquisador. Outro ponto levantado é que quedas de meteoritos geralmente não passam despercebidas: os corpos espaciais causam barulho quando explodem. “Isso seria visto e ouvido em toda a região”, concluiu.
Sobre a natureza da pedra mostrada no vídeo, Pommer hipotetiza tratar de uma rocha comum, possivelmente algum tipo de hematita.
‘Quero acreditar’
Apesar da negativa do especialista, a chance de uma queda de meteorito em Rondônia não é nula. De acordo com informações do Serviço Geológico do Brasil (SGB), cerca de 45 mil meteoritos atingem a superfície da Terra anualmente. No entanto, encontrá-los é uma raridade: no Brasil, até o último levantamento oficial, apenas 78 meteoritos foram homologados.
Em Rondônia, existe apenas um meteorito comprovadamente verdadeiro registrado até hoje. A rocha espacial, batizada de ‘Castanheiras’, foi encontrada em 25 de outubro de 2017 no município homônimo. Atualmente, o Castanheiras integra o acervo do Museu de Geociências de Brasília, onde pode ser visitado.
Como contou o jornal, a família da criadora de conteúdo digital informou que pretende buscar a análise das rochas encontradas, a fim de confirmar oficialmente se as pedras são de origem meteórica. Até o fechamento deste material, os fragmentos não haviam sido submetidos a exames químicos e físicos oficiais.
Publicado em 13/02/2026 13:33 hrs
Publicado em 13/02/2026 09:08 hrs
Publicado em 12/02/2026 14:50 hrs
Publicado em 12/02/2026 11:27 hrs