Rolim de Moura - RO, 10 de Fevereiro de 2026

Professora morta a facadas por aluno em faculdade de Porto Velho: o que se sabe sobre o caso

Fonte: g1 - Em POLÍCIA - 09/02/2026 08:25:00

Professora morta a facadas por aluno em faculdade de Porto Velho: o que se sabe sobre o caso

A professora de Direito Juliana Santiago morreu na noite desta sexta-feira (6) após ser atacada por um aluno dentro de uma sala de aula do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca), instituição particular localizada em Porto Velho. O caso é investigado como feminicídio.
Veja tudo o que se sabe sobre o caso a partir dos seguintes pontos:
 

Como o crime aconteceu?


O que aconteceu após o ataque?


O suspeito foi preso?


O que o aluno disse à polícia?


Qual foi o posicionamento da faculdade?


Como foi o traslado do corpo e as homenagens?


Quem era Juliana Santiago?
 
 

Como o crime aconteceu?
 
 
Segundo testemunhas, o ataque ocorreu após o fim da aula. O aluno do 5º período de Direito, João Cândido da Costa Junior, de 24 anos, aguardou o momento em que a professora ficou sozinha na sala e iniciou uma discussão. Em seguida, ele atacou Juliana com uma faca.
A professora foi atingida na região do tórax e também sofreu um ferimento no braço.
 

O que aconteceu após o ataque?
 
Juliana foi socorrida por alunos da instituição e levada ao Hospital João Paulo II. No entanto, ela morreu antes de receber atendimento médico.
 

O suspeito foi preso?
 
Após o crime, o aluno tentou fugir, mas foi contido por outro estudante, que é policial militar. Imagens feitas por pessoas que estavam no local mostram o momento em que o suspeito é rendido logo após o ataque.
 

O que o aluno disse à polícia?
 
Em depoimento, João afirmou que manteve um relacionamento com a professora por cerca de três meses e que cometeu o crime por vingança, após saber que ela teria retomado o relacionamento com o ex-marido.
Essa versão não foi confirmada pela família da professora nem pelas autoridades.
O suspeito também declarou que a faca usada no crime teria sido dada pela própria professora. Segundo ele, um dia antes do ataque, Juliana entregou um doce de amendoim dentro de uma vasilha, acompanhada da faca. A informação segue sob investigação.
 
 

Qual foi o posicionamento da faculdade?
 
O Centro Universitário Aparício Carvalho divulgou uma nota de pesar e suspendeu as aulas por três dias. Outras instituições de ensino e entidades também se manifestaram lamentando a morte da professora e repudiando o crime.
 

Como foi o traslado do corpo e as homenagens?
 
O corpo de Juliana Santiago foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) na tarde deste sábado (7) e, em seguida, transladado para Salvador, na Bahia.


Segundo informações apuradas pelo g1, o traslado começou por volta das 16h, com saída de Porto Velho. A família não divulgou o horário nem o local do velório, que deve ocorrer em Salvador.

Quem era Juliana Santiago?
 
Juliana Santiago tinha 41 anos. Era escrivã da Polícia Civil e atuava como professora de Direito Penal no Centro Universitário Aparício Carvalho.
Alunos descrevem Juliana como uma pessoa otimista, acolhedora e dedicada ao ensino. Ela buscava inovar em sala de aula, utilizando métodos diferentes para tornar as aulas mais dinâmicas, como quizzes, seminários criativos e atividades interativas.


Pouco antes de morrer, Juliana havia prometido à turma que sua disciplina seria a melhor da semana. Em uma das aulas, organizou um quiz e distribuiu chocolates aos alunos que acertaram as perguntas. Entre os vencedores estava João, autor do crime.
Estudantes também destacaram a fé da professora e a forma como ela incentivava e motivava os alunos.

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: POLÍCIA