Rolim de Moura - RO, 28 de Março de 2024

PORTO VELHO - Delegacia investiga foto de onça morta postada no Facebook

Fonte: Matéria:G1RO - Em POLÍCIA - 25/02/2013 21:39:31

PORTO VELHO - Delegacia investiga foto de onça morta postada no Facebook

A Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (DECMA) de Porto Velho começa a investigar, nesta segunda-feira (25), a morte de uma onça pintada. Jhonatan Lopes postou a foto em seu perfil no Facebook na sexta-feira (22). De acordo com o delegado Mário Jorge Pinto Sobrinho, Jhonatan será intimado a comparecer na delegacia para prestar esclarecimentos ainda nesta segunda-feira. Não deve ocorrer prisão imediata, pois já passaram 24 horas de flagrante, segundo o delegado. A onça pintada é classificada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como um animal em vulnerabilidade.

O G1 tenta contato com Jhonatan desde sábado (23), mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Segundo o biólogo do Ibama Ricardo Alexandre Mendonça, a situação de vulnerabilidade quer dizer que além do animal estar em risco de extinção, o habitat natural também está reduzindo. "A onça pintada é muito frágil. Se alguém armado encontra com ela, dificilmente ela escapa", diz o biólogo.

De acordo com o delegado Mario Jorge, responsável por instaurar o inquérito, o jovem será convocado para dar explicações e deverá ser indiciado caso seja provado que ele matou a onça.

O delegado ressalta que fará uma investigação minuciosa para descobrir se há mais pessoas envolvidas e ainda, localizar a arma utilizada. Caso a pessoa não tenha o porte da arma, deverá ser presa imediatamente. “Porte ilegal de arma é crime permanente. Enquanto o indivíduo estiver com a arma ele será preso”, diz o delegado, Crimes contra animais estão previsto na Lei 9.605 de 1998, segundo o tenente Irvison Carlos Camilo, do setor de Educação da Polícia Ambiental. “Não recebemos denúncias de morte de onças há mais de dois anos. Mas quem for pego nesse ato poderá receber uma pena de seis meses a um ano de prisão e ainda pagar multa”, diz o tenente.

Rodrigo Fernandes, analista do Ibama, afirma que a  multa mínima é de R$ 5 mil. “Caso tenha havido maus-tratos ao animal a multa poderá ser maior. Se houver outras espécies também eleva o valor da multa. É R$ 5 mil por espécie”, explica Rodrigo.

Matéria:G1RO

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: POLÍCIA