Rolim de Moura - RO, 28 de Março de 2024

PC emite nota de esclarecimento sobre morte de Delegado

Fonte: PC RO - Em POLÍCIA - 26/07/2021 09:15:00

PC emite nota de esclarecimento sobre morte de Delegado

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio de sua Delegacia Geral reafirmando seu compromisso com a verdade, vem a público prestar esclarecimentos sobre os fatos que envolveram a morte do Delegado de Polícia: José Valney Calixto de Oliveira (44 anos) e do Gerente de Posto de Combustível: Rafael Simão da Silva (37 anos), ocorrido na noite deste sábado(24/07) em uma chácara de eventos na Zona Leste de Porto Velho-RO.

O responsável por presidir este inquérito Policial é o Dr André Tiziano da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Vida (DECCV/Homicídios).

As informações iniciais demonstraram que o delegado Valney Calixto estava na chácara com amigos e ocorreu um desentendimento com outro grupo presente no local. A motivação da confusão está sendo apurada pela DECCV. Houve relatos de que várias pessoas teriam sacado armas de fogo, os ânimos foram acalmados e o delegado com seu grupo teriam se retirado do local.

Momentos depois, supostamente, o Delegado Calixto teria retornado sozinho ao local, onde houve um tiroteio. Na ocasião, ele foi executado com vários disparos na região da cabeça/pescoço por projéteis de armas de fogo de diferentes calibres. Rafael Simão também foi alvejado e faleceu no Hospital. A arma de fogo do Delegado não foi encontrada.

A partir das lesões encontradas no corpo do delegado, a autoridade policial Dr André Tiziano, entendeu que houve indícios de desproporcionalidade no possível revide. Fato este que não caracteriza a legítima defesa, mas sim o crime de homicídio.

Um homem que esteve no local do fato foi preso, após um revólver calibre 38 com capsulas deflagradas ter sido encontrado em seu endereço residencial, possivelmente sendo uma das armas utilizadas no crime.
A DECCV continua investigando o caso, dando andamento ao Inquérito Policial até o esclarecimento de todos os fatos.

A Delegacia Geral agradece o apoio da Polícia Militar do Estado de Rondônia que esteve no local e contribuiu nas diligências iniciais.

O delegado Calixto dedicou 19 anos de sua vida à sociedade. O mesmo foi Agente de Polícia e passou para o cargo de Delegado de Polícia Judiciária.

O Dr Calixto deixa dois filhos, sendo uma jovem (18) e um menino (4) anos. A família aguarda a liberação do corpo para o cortejo, previsto para sair às 15hs da DIFLAG, localizada na av. Jorge Teixeira, 162, bairro Nova Porto Velho em direção ao Cemitério Recanto Da Paz, localizado à BR-364, nº 71631 – Porto Velho-RO.

A Delegacia Geral de Polícia Civil se solidariza com os familiares e amigos, neste momento de muita tristeza e pesar.

Samir Fouad Abboud
Delegado Geral da Polícia Civil

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: POLÍCIA