
Nota de Pesar – Jurandi Nogueira Heringer, feirante de Rolim de Moura
Publicado em 20/08/2025 08:07 hrs
Fonte: g1 - Em GERAL - 17/03/2022 10:44:00
A prefeitura de Manicoré informou na noite desta quarta-feira (16) que os irmãos de 6 e 8 anos, que ficaram desaparecidos durante 26 dias após se perderem na floresta amazônica, serão transferidos a Manaus na manhã de quinta-feira (17). Os meninos Glauco e Gleison foram encontrados apresentando quadro grave de desnutrição e escoriações na pele.
As crianças estavam desaparecidas desde o dia 18 de fevereiro, e foram localizadas nessa terça-feira (15), por um homem que estava cortando madeira na mata quando avistou os irmãos, na Zona Rural do município.
A transferência foi anunciada depois que o Ministério Público do Amazonas expediu um ofício em que exigia que os dois irmãos fossem examinados por um especialista em até quatro horas e, caso não seja possível, fossem transferidos a Manaus. O objetivo é ter um diagnóstico preciso sobre o estado de saúde dos meninos. A prefeitura de Manicoré informou que ainda não foi notificada.
Segundo os promotores, a cidade não tem estrutura médica para cuidar de pacientes em estado grave. O hospital da cidade não tem UTI e nem pediatras.
Os promotores consideram que diante desse quadro grave de saúde, os meninos precisam de atendimento especializado o mais rápido possível.
Caçar pássaros
Os irmãos Glauco e Gleison desapareceram no dia 18 de fevereiro, quando foram caçar pássaros na mata e não retornaram. As buscas por eles foram encerradas pelo Corpo de Bombeiros, mas indígenas de aldeias que ficam em Capanã Grande, uma área indígena de Manicoré, continuaram a procurar pelas crianças na região.
"Nós éramos muita gente, nós éramos 260. Não conseguimos. Estava entre PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Funai, mas não conseguimos", conta o pai dos garotos, Claudionor Ferreira.
Publicado em 20/08/2025 08:07 hrs
Publicado em 19/08/2025 09:39 hrs
Publicado em 19/08/2025 09:16 hrs
Publicado em 18/08/2025 15:50 hrs