Rolim de Moura - RO, 28 de Março de 2024

Grande Belém tem 28 PMs e 02 bombeiros militares mortos com sintomas de Covid-19

Fonte: CNN Brasil - Em CORONAVÍRUS - 06/05/2020 10:10:00

Grande Belém tem 28 PMs e 02 bombeiros militares mortos com sintomas de Covid-19

Um dossiê preparado pela Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Pará (ACSPMBMPA) e enviado com exclusividade à CNN contabiliza 28 policiais militares e dois bombeiros militares que morreram com sintomas de Covid-19, entre confirmados e casos suspeitos, em abril e maio, na região Metropolitana de Belém.

  

Em comparação, o estado de São Paulo, epicentro da doença no país, tem oficialmente dois PMs e um bombeiro vítimas do novo coronavírus, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

 

A ACSPMBMPA utilizou dados da fonte oficial da corporação para identificar e contabilizar os casos fatais. Para a presidente da associação, cabo Karla Cristina Mota de Souza, o número alarmante em vista dos outros estados com uma população e um efetivo policial muito maior. “Até agora os ofícios enviados pela Associação ao governo do estado e aos comandantes da PM não tiveram resposta”, disse. 

 

O caso mais recente que consta no documento foi o do 2º tenente PM José Mendes, de 81 anos, que faleceu nesta terça-feira (5) no Hospital de Campanha do governo, no Hangar, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O perfil da Polícia Militar do Pará no Instagram fala que “de acordo com o atestado de óbito, a razão da morte é síndrome respiratória aguda grave com suspeita de Covid-19".

 

Na manhã desta terça, Karla Cristina foi confirmada com Covid-19, após teste realizado no Batalhão de Choque, onde está instalado o Corpo Militar de Saúde da PM. “Tem dias que estou bem. Tem dias que não. A tosse dá dificuldade para respirar e dói o peito. Eu já esperava, porque o meu Batalhão é um dos mais afetados. O primeiro óbito foi lá”, disse. 

 

Um tenente da Polícia Militar que atua em Belém, e que pediu para não ser identificado, revelou que a saga de seus companheiros de corporação começou no início de março, pois as férias da tropa e as licenças especiais foram canceladas.

 

“Os gestores entenderam que tinha que chamar todos para combater. Durante um determinado tempo tivemos mais policiais trabalhando nas ruas, porém eles foram aglomerados em espaços como viaturas, alojamentos e auditórios. A essa altura, o vírus já havia se disseminado na tropa. E, somado a tudo isso, a escala de serviço foi reduzida“, conta o denunciante.

 

Como não há testes para todos, o policial militar admite que os próprios PMs podem ter servido como vetor para espalhar o novo coronavírus. Ele conhecia um dos policiais que faleceram, o soldado Martel, que consta na lista feita pela Associação, e reclama da falta de um hospital próprio para os militares.

 

“O atendimento no Hospital da Polícia Militar é ambulatorial. E mesmo que tenhamos a reabertura do hospital, não temos profissionais intensivistas para atuar na UTI. Ao meu ver, apenas mudarão o local de óbito dos servidores. Deixarão de morrer no pronto-socorro da 14 de Março para morrer dentro do Hospital da PM”, disse.

 

Procurada, a  Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou que por "motivos de inteligência, os dados de agentes de segurança falecidos com suspeita da Covid-19 não são públicos". Em nota, a Segup disse ainda que já disponibilizou testes rápidos e medicamentos para a corporação e distribuiu máscaras, luvas e álcool 70%, líquido e em gel. A Segup informa ainda que já autorizou a reforma geral do Hospital da Polícia Militar, desativado há nove anos. A previsão de entrega é para o próximo ano.

Outras imagens

Grande Belém tem 28 PMs e 02 bombeiros militares mortos com sintomas de Covid-19
  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: CORONAVÍRUS