Rolim de Moura - RO, 16 de Novembro de 2025

Governador Marcos Rocha retorna a Rondônia após vivenciar ataques em Israel durante missão oficial

Fonte: DO ROLNEWS - Em GERAL - 20/06/2025 20:56:00

Governador Marcos Rocha retorna a Rondônia após vivenciar ataques em Israel durante missão oficial

O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União Brasil), retornou a Porto Velho na tarde desta sexta-feira (20), após passar mais de uma semana em Israel participando de uma missão oficial. A viagem, que visava o intercâmbio de experiências e inovações na área de segurança pública, foi interrompida devido à escalada de conflitos entre Israel e Irã.

O retorno do governador e sua comitiva foi registrado e divulgado nas redes sociais. Visivelmente emocionado, Marcos Rocha agradeceu pelas orações recebidas e compartilhou parte da experiência vivida no Oriente Médio.

“Era uma missão tão bonita, a gente cumpriu todos os dias, e de repente surgiu aquilo ali. A gente vendo as pessoas morrerem e mísseis passando por cima. A gente tem um país lindo, com pessoas lindas, com tudo que a gente precisa”, comentou o governador.
O convite para a viagem partiu do governo israelense e tinha como foco principal a visita a empresas e startups voltadas à inovação em segurança pública. No entanto, os planos foram interrompidos na última sexta-feira (13), quando teve início uma nova onda de ataques entre Israel e Irã, forçando a evacuação de brasileiros da região.

Marcos Rocha integrava o último grupo de autoridades brasileiras ainda em solo israelense. Eles deixaram o país por via terrestre, cruzando a fronteira com a Jordânia, de onde seguiram em voos comerciais até o Brasil. A operação de retirada contou com o apoio das Forças de Defesa de Israel.

O Ministério das Relações Exteriores já havia emitido, desde outubro de 2023, um alerta consular desaconselhando viagens não essenciais a Israel, em função do agravamento dos conflitos com o grupo Hamas.

Conflito em rápida escalada

A visita da comitiva brasileira coincidiu com o agravamento da tensão entre Israel e Irã, considerado um dos mais graves confrontos entre os dois países nas últimas décadas. Desde o início dos ataques, mais de 240 mortes foram confirmadas por autoridades locais. Já o grupo independente Human Rights Activists estima ao menos 585 mortos apenas no Irã.

Israel alega ter como alvo instalações nucleares iranianas, enquanto o Irã tem retaliado com mísseis contra cidades como Tel Aviv, Haifa e Jerusalém, classificando os ataques como “crimes de guerra”. Alguns altos líderes militares iranianos foram mortos nos bombardeios.

A tensão internacional aumentou ainda mais após declarações de Donald Trump, ex-presidente dos EUA, que indicou possível ação direta dos americanos contra o Irã. O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, alertou para “consequências irreparáveis” em caso de ataques dos EUA.

Até o momento, não há previsão de um acordo de cessar-fogo, e o cenário no Oriente Médio segue imprevisível.

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: GERAL