Rolim de Moura - RO, 29 de Março de 2024

Flurona': Rondônia registra 1° caso da dupla infecção por Covid e gripe

Fonte: g1 - Em CORONAVÍRUS - 04/01/2022 19:44:00

Flurona

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou nesta terça-feira (4) o primeiro caso de paciente com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo.

A dupla infecção é conhecida como "flurona", uma junção das palavras "flu", que é gripe em inglês, com parte da palavra "coronavírus".

A rádio CBN Amazônia apurou que a paciente infectada pela flurona em Rondônia é uma mulher e ela está internada no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho.

Como saber se eu tenho flurona?


Por causa da semelhança dos sintomas, as duas infecções podem ser inicialmente confundidas. A única forma de identificar a flurona é fazendo os testes para Covid-19 e influenza. Alguns sinais podem ajudar a diferenciar as doenças.


A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença, como febre alta, tosse, dor de garganta, coriza e congestão nasal.


Já nos casos de Covid-19, a doença começa a evoluir a partir do 7° dia, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória. Os sintomas mais comuns da Covid são dor na garganta, no corpo, congestão nasal e dores estomacais e diarreia.

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: CORONAVÍRUS