
Atletas rolimourenses irão disputar o campeonato brasileiro de Jiu-Jitsu e...
Publicado em 02/05/2025 15:12 hrs
Fonte: Assessoria - Em ESPORTE - 19/11/2022 18:28:00
Quando pensamos nos maiores times de futebol do mundo, é inevitável pensar no Brasil. Com ele, dependendo muito das preferências pessoais, podemos incluir, às vezes, a Itália, Alemanha, Chile e Argentina, entre outros. Agora, pense nas populares equipes de futebol do Reino Unido. Apostamos que o Manchester United, o Chelsea e o Arsenal, todos eles passaram na sua cabeça.
Mas e o que dizer do Exeter City? O pequeno time de Devonshire do qual muitas pessoas ainda não ouviram falar. No entanto, este pequeno time realmente desempenhou um papel crucial para levar o futebol a um dos países mais apaixonados por futebol do mundo.
Eis a história de Exeter, do futebol e do Brasil!
Exeter no Brasil
Em julho de 1914, o Exeter City veio ao Brasil como parte de sua turnê pela América do Sul. Seguiu-se um convite da Argentina, que queria que uma equipe inglesa viesse e jogasse uma série de partidas amistosas contra equipes locais sul-americanas. O clube só foi fundado em 1904, portanto, foi uma oportunidade incrível para eles.
A equipe de Exeter City pegou um barco para o Rio de Janeiro, e daí rapidamente viajou para a Argentina, onde jogou oito partidas contra equipes locais. Depois voltaram ao Brasil para jogar contra equipes no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Finalmente, os brasileiros decidiram se unir e fazer um time misturado. Eles selecionaram seus melhores jogadores de ambas as cidades, formando assim o primeiro time de futebol brasileiro. Esse time foi chamado de Seleção que ainda hoje é o apelido do time brasileiro. Isso fez que o Exeter seja o primeiro rival da seleção brasileira!
A partida aconteceu no Rio de Janeiro em 21 de julho de 1914, com a presença de até 10.000 espectadores. O Brasil venceu por 2x0 e os jogadores foram elogiados como heróis nacionais. Este foi o início da febre do futebol no país!
Para Exeter FC, foi uma longa jornada de volta ao Reino Unido, e pior... eles chegaram a um país que havia acabado de entrar na Primeira Guerra Mundial. Sete dos onze titulares da equipe partiram para lutar nas trincheiras.
Em 2014, foi realizado um jogo comemorativo no Rio de Janeiro. O Exeter City FC jogou contra o time brasileiro de menos de 23 anos, com a bola original de 1914! Alguns torcedores de Devon se aventuraram ao Brasil para testemunhar este importante evento, mas o resultado foi um frio empate 0x0.
Embora “aquela época em que jogamos contra o Brasil” tenha se tornado um tema muito falado entre os torcedores do Exeter City, não é daquelas histórias conhecidas por todos.
O 2014 foi importante para ambos os times. Para o Brasil, marcou o aniversário de quando nasceu o clube e a febre do futebol no país, e para Exeter, foi uma sequência de “aquela história muito legal” da época em que jogaram contra o Brasil.
Exeter City hoje
Hoje, o Exeter City está na League One. Eles podem ter algumas ligas acima deles, mas isso não incomoda os seus dedicados torcedores em Devon e no West Country que frequentemente vendem ingressos para jogos fora e dentro de casa.
De fato, eles subiram uma liga no ano passado, e costumavam estar na conferência - portanto, certamente estão melhorando.
Um momento marcante para os fãs do Exeter City nos últimos anos foi quando eles jogaram contra o Manchester United no Old Trafford em 2005 e empataram 0-0. O goleiro certamente deve ter sido o herói absoluto! Eles também empataram com o Liverpool por 2x2 em 2016 no St James Park, embora o time tenha perdido por 3x0 em um jogo fora de casa.
O Exeter City pode não ter o brilho e o glamour de muitos outros times de futebol no Reino Unido, mas tem uma excelente conexão com seus torcedores, se envolve em muitos projetos comunitários e fala por várias questões sociais.
Exeter City e Valores
Por exemplo, Exeter City participou recentemente de uma campanha da Semana do Jogo Mais Seguro, ilustrando como há alguns anos eles declararam que não aceitariam patrocínios de nenhuma empresa que promovesse o jogo ou as apostas; o que não pode ser dito para todos os clubes de futebol. O objetivo deles é evitar que seus torcedores desenvolvam sintomas de problemas com o jogo, tornando o estádio Exeter City e a mídia uma zona livre de jogos de azar.
O Exeter City FC também tem falado frequentemente sobre o racismo no futebol, um tema muito questionado pela CBF, que em agosto deste ano começou uma campanha mostrando frases contra o racismo para melhorar a situação nos estádios do Brasil; mas voltando para o Exeter City FC, seus jogadores se ajoelham antes de cada jogo para mostrar sua solidariedade com a campanha “Black Lives Matter”. Eles também têm uma seção anti-racismo em seu site.
Outro aspecto importante para o Exeter City FC hoje é que ele é um clube de adeptos. Isto significa que, ao contrário da maioria dos clubes de futebol que estão sob propriedade privada, o Exeter City é propriedade de seus torcedores que pagam uma taxa de assinatura. Isto dá aos torcedores voz para poder dar opiniões sobre como o time é dirigido e permite que eles contribuam com ideias sobre jogo limpo, contratos de jogadores e imprensa.
Embora o Exeter City nunca tenha alcançado conquistas de classe mundial após seu amistoso contra o Brasil, esta parte da história está enraizada em seus torcedores e é uma fonte de grande orgulho para todos os Exonians, como são conhecidos seus torcedores. No entanto, há muitas outras razões para se orgulhar desta equipe local de Devonshire, incluindo seu compromisso com a igualdade, que quer o melhor para sua comunidade. A história de quando jogaram no Brasil é uma história divertida de se contar, mas a reputação como um clube de futebol atencioso é uma que faz o Exeter brilhar até hoje.
Publicado em 02/05/2025 15:12 hrs
Publicado em 28/04/2025 11:13 hrs
Publicado em 24/04/2025 19:45 hrs
Publicado em 15/04/2025 13:57 hrs