Rolim de Moura - RO, 29 de Março de 2024

Esporte - Irmãos e Atletas Paralímpicos, filhos de Rolim de Moura batem recordes Nacional no Open Internacional, realizado em São Paulo

Fonte: Alécio Martins / Alerta Rolim - Em ESPORTE - 27/04/2019 21:45:26

 

Os Irmãos Teodoro, como estão sendo conhecidos no meio Paralímpico, tanto nacional, quanto internacionalmente, Kesley Josué Teodoro e Kétyla Paula Teodoro, ambos filhos de Pedro Teodoro Rosa (Pedro Curitiba) e Irenilde Lisboa Teodoro, participam da Seleção Brasileira de Atletismo Paralímpico.

 

Ambos nasceram com problemas visuais, mas com um grande potencial atlético. Ambos já somam diversas medalhas em seus currículos. Nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, Kesley alcançou o quarto lugar no mundial e o primeiro lugar da América Latina, na categoria T13, hoje na classe T12.

 

Nos dias 25, 26 e 27 de abril, de 2019, aconteceu um Grande evento de Atletismo Paralímpico na cidade de São Paulo. No Open Internacional participam atletas de diversas partes do mundo, tornando ainda mais difícil o desafio.

 

Kesley Teodoro alcançou a marca de 10”84, batendo o recorde nacional e das Américas, se aproximando da marca mundial em sua categoria, e se aproxima ainda mais da classificação para as próximas competições.

 

Kétyla Paula, outra integrante do time, correu na manhã de sexta-feira, 26 de abril de 2019, batendo o recorde nacional na categoria T12, nos 400 metros, com 57”88 segundos, a melhor marca de sua vida, porém tem potencial para superar sua própria marca.

 

Devido ao problema visual, Kétyla corre com guia. Ambos os atletas são filhos de Rolim de Moura, ainda crianças, fixaram residência na cidade de Porto Velho, onde foram descobertos pelo professor Silvio, amante do atletismo paralímpico, e desde esse momento, os irmãos Teodoro vem alcançando marcas cada vez melhores nesse esporte.

 

A atleta Ketyla Teodoro competiu nos 400m, na classe T12, com o tempo de 0.57.88, conquistando o ouro. Nos 400m feminino, competiu com todas as demais classes e também foi ouro. Já nos 200m, ainda na T12, com o tempo de 0.25.36, foi medalha de Prata.

 

Já seu Irmão, Kesley Teodoro, nos 100m na classe T12, com o tempo de 10.84, foi medalha de ouro, liderando o ranking brasileiro e das Américas. No super desafio entre todas as classes masculino nos 100m, alcançou o terceiro lugar, ficando com o Bronze.

 

“A busca por uma vaga nas Paraolimpíadas do Japão é uma constante, pois o trabalho é árduo, e agradecemos toda a equipe do Centro de Treinamento Brasileiro - CTB, que acreditou em dois jovens do Estado de Rondônia e nos proporcionou o treinamento necessário, na busca do condicionamento físico de alto rendimento para conseguirmos alcançar esses objetivos”, finalizou o Atleta Kesley Teodoro.

 

Um paratleta é um atleta paralímpico ou, de modo geral, qualquer praticante de atividade desportiva que possui alguma deficiência, podendo ser esta física, visual, intelectual. A origem do termo paratleta vem em referência a principal competição esportiva envolvendo pessoas com deficiência: os Jogos Paralímpicos. 

 

Os irmãos Teodoro são portadores da Síndrome de Stargardt é uma forma mais comum de degeneração macular juvenil congênita. A perda de visão progressiva associada à Doença de Stargardt causada pela morte de células fotorreceptoras na porção central da retina denominada mácula.

 

A família Teodoro fixou residência na cidade de Porto Velho, porém, em razão dos dois irmãos estarem na seleção Brasileira de Paratletismo, hoje residem na cidade de São Paulo.

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: ESPORTE