
Jovem que foi vítima de acidente na RO 010 precisa de ajuda para custear...
Publicado em 19/05/2025 14:53 hrs
Fonte: rondoniaovivo - Em GERAL - 16/05/2025 12:06:00
Os serviços emergenciais de recuperação das três pontes localizadas no município de Candeias do Jamari (RO) estão prontos para serem iniciados. Foi o que informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para Rondoniaovivo nesta sexta-feira (16).
Como registrou o jornal, as duas sobre o rio Candeias, no km 693 da BR-364, e outra sobre o rio Novo (também conhecida como ponte do rio Jacutinga), nas proximidades do km 669 da mesma rodovia, estão com problemas estruturais. As rachaduras motivaram os moradores da região a protestar por melhorias, fechando a via.
As ações de recuperação foram definidas após inspeções técnicas. A ponte mais antiga sobre o rio Candeias — no sentido crescente (Vilhena–Porto Velho) — precisou ser totalmente interditada por não oferecer condições seguras de tráfego. O fluxo foi desviado para a ponte mais nova, no sentido decrescente (Porto Velho–Vilhena), que passou a operar com sobrecarga. Durante essa operação, foi identificada uma trinca no tabuleiro, o que levou à implementação do sistema “pare e siga” desde o dia 1º de maio.
De acordo com o superintendente regional do DNIT em Rondônia, André Santos, as obras já foram contratadas e os preparativos estão em fase final. “Estamos iniciando os serviços no interior do tabuleiro, com montagem de plataformas, torres de iluminação e retirada de interferências, seguindo todas as normas de segurança do trabalho. A previsão é liberar as duas pistas da ponte mais nova em até 30 dias”, explicou.
O projeto prevê a reabilitação completa das pontes com uso de tecnologia extradossada — sistema semelhante ao das pontes estaiadas — que utiliza cabos externos para reforçar a superestrutura, proporcionando maior estabilidade e vida útil às obras. “Vamos reaproveitar os pilares existentes e reconstruir praticamente toda a parte superior das pontes. Essa será a primeira vez que Rondônia contará com pontes desse tipo”, destacou o superintendente.
Santos também mencionou os desafios logísticos da operação. “As peças específicas — como barras de ancoragem e chapas metálicas — estão sendo fabricadas em São Paulo, já que não há disponibilidade local. A primeira remessa já está a caminho, com caminhões operando em regime de 24 horas para acelerar a entrega.”
O DNIT solicita a compreensão dos usuários da BR-364 durante o período de execução da obra. “É uma medida essencial para garantir a segurança de todos. Algumas interdições noturnas podem ocorrer para movimentação de equipamentos, mas faremos todo o possível para minimizar os impactos no tráfego”, finalizou.
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