A Ordem sim é de todos, diz Ronny Ton em manifesto ao apoio à chapa de Auri de Lima a subseção da OAB em Rolim de Moura

Fonte: assessoria - Em GERAL - 29/10/2021 14:59:00 hrs

A Ordem sim é de todos, diz Ronny Ton em manifesto ao apoio à chapa de Auri de Lima a subseção da OAB em Rolim de Moura

Sou Advogado, criminalista, há 21 anos, e todos esses anos dedicados de corpo e alma ao exercício daquilo que mais amo fazer: advogar. A advocacia me deu tudo que tenho na vida, não economicamente falando somente, mas como indivíduo, como ser humano moldado na defesa de direitos das pessoas. Esse meu oxigênio, isso que me move.

 

São, também, 21 anos dedicados a participação institucional no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil, minha casa, meu lugar. Aliás, minha militância na Ordem começa antes mesmo de conquistar a graduação em direito, estimulado, na época, pelo meu querido e eterno professor Dr. Ivan Machiavelli, ainda quando morava e estudava na cidade de Ji-Paraná.

 

Comecei sendo o responsável pela montagem das aparelhagens de som nos eventos, depois os anunciando, como mestre de cerimônia, e, após a conclusão do curso de Direito, obtendo a aprovação no exame de Ordem, participando de comissões, reuniões, tendo vivência institucional intensa, o que, para mim soava como música aos ouvidos, já que tudo que acreditava e acredito, sempre foi defendido pela augusta Ordem; a defesa a Ordem democrática, o estado de direitos, o respeito às prerrogativas do Advogado no exercício da profissão, a valorização da classe, a necessidade da busca pelo estudo contínuo e ininterrupto.

 

Aprendi na Ordem uma coisa que levarei comigo como indivíduo para sempre: a necessidade de servir, de pensar coletivamente, na defesa dos interesses da classe, mas além disso, na busca da construção e desenvolvimento do direito.

Ao retornar a Rolim de Moura, minha casa, continuei a militar na Ordem, da mesma forma que fazia em Ji-Paraná, participando de reuniões, me colocando ao dispor para qualquer demanda, participando de comissões temáticas.

 

Era natural que, em algum momento, postulasse a presidência da subseção em nossa cidade, o que ocorreu de fato, sendo eleito assumindo, com muita honra e responsabilidade o cargo de presidente a partir do ano de 2010, contando com o apoio dos colegas de outrora, ocasião em que concorri com outra chapa que era capitaneada pela dileta colega e amiga Dra. Edilena.

 

Findo o período de 3 anos de mandato, atendendo a uma demanda, na ocasião, vinda dos próprios colegas, me coloquei a disposição como candidato novamente, sendo reconduzido ao cargo para mais um período de 3 anos, permanecendo na presidência, com muito orgulho, até o ano de 2015. Não houve chapa concorrente na época, e a Dra. Edilena, minha concorrente na primeira eleição, passou a integrar a nova diretoria, como secretária, de forma muito tranquila e finalizamos nosso mandato com total harmonia.

 

O que posso me recordar destes tempos é que a Ordem sempre manteve as portas totalmente abertas para a participação institucional de todos os colegas Advogados, aliás isso era estimulado, a ORDEM SIM É DE TODOS.

 

Tenho uma vida de dedicação à defesa dos interesses da Advocacia, nas várias funções que ocupei dentro da Ordem, e isso me orgulha demais. E todas as eleições que participei jamais houve portas fechadas para a participação de quem quer que fosse, não há esse poder. Era desinteresse mesmo, o que respeito.

 

A participação institucional é de suma e relevante importância, sempre defendemos isso, tanto eu no período de minha presidência, quanto dos presidentes que me sucederam, isso é público e notório, só não sabe que nunca teve vida institucional.

 

Aliás, na condição de professor que sou há 10 anos lecionando no curso de Direito da Farol, sempre estimulei meus alunos que escolhessem a advocacia como profissão, que mantivessem, desde seu início, participação institucional na Ordem, eles sabem disso. O Dr. Auri é um exemplo disso, registre-se.

Digo isso porque fiquei bastante surpreso com uma notícia publicada em um portal de notícias local, estamos em período de eleições na OAB, em que o colega candidato à presidência, que se coloca como oposição, afirma o seguinte:

 

Já ouvi que “A ORDEM É DE TODOS”, mas na verdade, o que está ocorrendo, é que “A ORDEM É DE POUCOS”.

 

Não doutor Saulo, a Ordem não é de poucos, ela é de poucos que tem preocupação e vida institucional, infelizmente. Jamais as portas se fecharam na Subseção para a participação institucional de quem quer que fosse, o que sempre faltou foi interesse, vamos ser sinceros.

 

Onde o senhor estava quando das inúmeras reuniões ocorridas na subseção, vou falar de 2010 até hoje? Não me recordo de tê-lo visto.

 

Onde o senhor estava quando debatíamos questões relevantes para o exercício da advocacia? Tipo, expedição de alvarás em nome de advogados com poderes específicos em procuração, em acompanhar Advogados em várias madrugadas enfrentando o arbítrio estatal em delegacias de polícia, presídios, salas de audiência, órgãos públicos, inclusive no Detran, sim inclusive no Detran, quando Advogados tinham dificuldade de atendimento no exercício de suas funções, era a Ordem quem intervia. Há registro de tudo isso e de muito mais.

 

Onde o senhor estava enquanto estávamos negociando com presos amotinados no presídio local, com criminosos que faziam servidores dos Correios reféns? Sim era a Ordem quem estava nestes locais exercendo seu papel institucional e social.

 

Onde o senhor estava quando estávamos discutindo e desenhando o projeto de criação das delegacias da Ordem nas comarcas de Alta Floresta e Nova Brasilândia, que hoje são realidade e atendem aos Advogados destas cidades com representatividade e dignidade?

 

Onde o senhor estava quando estávamos discutindo e planejando a reforma da sede de nossa Subseção, das salas de apoio aos Advogados, na forma como estão configuradas hoje, em todas as cidades que fazem parte da área de atribuição de nossa subseção? O rol é exemplificativo, não exaustivo.

 

Enfim, são tantas coisas, tantas demandas, tantas batalhas travadas, umas vencidas, outras não, mas nunca deixando de buscar, de lutar pela Advocacia, mas uma coisa é certa, nunca faltou entrega, dedicação, responsabilidade institucional.

 

Ótimo que tenhamos disputa, ótimo que tenhamos debate, ótimo que parece que agora temos pessoas interessadas em ocupar cargos na Ordem, mesmo sem vida institucional, com as devidas vênias. Isso nunca deve ser atribuído às pessoas que estão trabalhando em prol da advocacia desde 2010, mas sim, penso eu, mas sim à falta de interesse individual em participar, inclusive do senhor, com todo respeito.

 

Estamos sim, apoiando a candidatura do Dr. Auri José Braga de Lima, para a Subseção de Rolim de Moura, jovem Advogado, que desde sempre está na labuta diária dentro do exercício da Advocacia, mas também desde sempre militando institucionalmente na Ordem, participando ativamente de reuniões, comissões, representando a Ordem com louvor em conselhos municipais, ou seja, se credenciando a colocar seu nome à disposição dos colegas concorrendo, de forma legítima à presidência, juntamente com a Dra. Érica, Dr. Izalteir, Dra Cíntia e Dr. Jorge Galindo. Que grupo fechado é esse?

 

Na Ordem sempre terá espaço para qualquer Advogado ou Advogada ocuparemcargos, sejam eles eletivos ou não, o pressuposto, o que os credencia, penso eu, humildemente, é o interesse em servir, é a vida institucional vivida, é o quanto já serviu a Ordem, seja de que maneira for, mas principalmente, o quanto já serviu a ADVOCACIA.

 

Pensei muito se deveria escreve esse texto, mas senti no dever. Acho ótimo o debate propositivo, mas não venha com essa conversa de que a Ordem aqui é para poucos, isso não é verdade. A Ordem é para todos, sempre foi e sempre será, a formação da chapa capitaneada pelo Dr. Auri é um exemplo disso.

 

Vamos ao debate de ideias, mostrar as credenciais, e no final, os Advogados e Advogadas são livres para escolherem quem os representará nos próximos 3 anos.

 

Advogado ou Advogada ninguém vira, descobre que é.

 

Avanti.

RONNY TON ZANOTELLI

ADVOGADO

OAB-RO 1393

  • Compartilhe essa notícia
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Mais Notícias da Categoria: GERAL